terça-feira, 22 de julho de 2008

Olimpíadas Escolares do Ceará chegam à grande final em Fortaleza

Com o encerramento das nove fases regionais, Fortaleza se prepara para conhecer os grandes campeões das Olimpíadas Escolares do Ceará 2008 que irão representar o nosso Estado na edição nacional. A fase final será disputada no complexo esportivo da Universidade de Fortaleza (Unifor) de 21 a 25 de julho em dez modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). "A previsão é que o Ceará chegue bem mais forte esse ano na fase nacional. Devemos surpreender e temos tudo para dar um salto ainda mais alto", avalia o secretário do Esporte.
FASE FINAL

Nas fases regionais (Litoral Leste, Inhamuns, Litoral Oeste, Centro, Vale Jaguaribe, Cariri, Norte, Fortaleza e Ibiapaba), a competição, das secretarias do Esporte e da Educação do Estado, envolveu mais de 25 mil alunos de 12 a 17 anos de escolas públicas e privadas do Estado. Só em Fortaleza foram mais de 6,4 mil inscritos. A estimativa é que a grande final na Unifor reúna mais de 2,5 estudantes nos Subs 14 e 17.
No ano passado, o Ceará se destacou em várias modalidades nas Olimpíadas Escolares Nacionais. Entre elas, tornou-se campeão brasileiro e sul-americano no salto em altura com Josué Lima da Costa, de Russas (que está classificado para o Mundial na China); ouro no xadrez com Brendo Rodrigues Gomes e no tênis de mesa feminino por equipes com Laís e Camila.

Um dos grandes nomes para representar o Estado é a promessa no atletismo, Anderson Josué. O atleta possui hoje uma das 10 melhores marca no salto em distância do Brasil. "Comecei brincando, a querer bater recorde de pular 11 a 13 amigos sentados no recreio", disse Anderson Josué, atual campeão dos jogos escolares e 7º lugar na edição nacional de 2007.

EDIÇÃO NACIONAL

Além de promover ampla mobilização da rede de ensino pública e privada, possibilitando a convivência entre os participantes na faixa etária de 12 a 17 anos, ampliando o acesso às competições de âmbito regional, estadual e nacional, as Olimpíadas Escolares do Ceará identificam talentos esportivos que irão compor a delegação do Estado na fase nacional que será realizada na categoria 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG), no período de 18 a 28 de setembro, e na categoria de 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB), no período de 06 a 16 de novembro.
FONTE:http://www.esporte.ce.gov.br/noticias/olimpiadasescolares

Nenhum comentário: